Atuação da PCMG resulta em prisões por estupro de vulnerável

Atuação da PCMG resulta em prisões por estupro de vulnerável
Compartilhe
Uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nesta quarta-feira (9/7), resultou na prisão de um homem, de 68 anos, indiciado em 2021 e condenado por estupro de vulnerável. Também investigado pela PCMG, um suspeito, de 35, foi localizado em Santa Luzia, região metropolitana, na terça-feira (8/7), e preso em flagrante por abuso sexual e agressão contra duas irmãs, de 10 e 14 anos, na região Leste de Belo Horizonte.
A atuação foi da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), responsável pelas duas investigações que culminaram na prisão dos alvos, ambos sem registros policiais anteriores. “Eles eram vizinhos das vítimas e tinham o mesmo modo de agir, usavam brinquedos e acessórios femininos para atrair e ganhar a confiança de crianças e abusar sexualmente de meninas”, informou a delegada Thaís Degani.
Condenação
Equipes da Depca cumpriram, na manhã de hoje, mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável do homem de 68 anos. A prisão do suspeito, vizinho da vítima de 11 anos, foi na residência dele na região Leste da capital. De acordo com Degani, no local foram encontrados diversos brinquedos, coleção de carrinhos, videogame, bolas e jogos.
O inquérito foi instaurado e concluído, há quatro anos, após relatos da criança e do irmão da vítima. “Cumprimos o mandado de condenação expedido agora em julho de 2025, fruto da investigação de 2021. Na época, o autor chamou dois irmãos para brincarem em sua residência e, enquanto o mais velho jogava videogame, ele abusou sexualmente da menina na cozinha”, revelou a delegada.
Degani explicou a relação do suspeito com os irmãos: “O vizinho era um homem de confiança da família e, por ter vários brinquedos, as crianças foram até a casa dele”.  Ele foi condenado a nove anos de prisão.
Flagrante
O outro homem, de 35 anos, também investigado pela Depca, localizado no bairro Rio das Velhas, em Santa Luzia, nessa terça-feira (8/7), foi preso em flagrante por abusar sexualmente da vizinha, depois de atrair a menina, de 10 anos, com um par de brincos. Os fatos ocorreram no último domingo (6/7), na região Leste de BH.
O inquérito policial foi instaurado assim que a PCMG teve conhecimento dos fatos, na segunda-feira (7/7), quando também foram ouvidas quatro pessoas e representados por mandados de prisão do investigado e de busca e apreensão de objetos.
Segundo a delegada, os pais relataram que, ao sentir falta da criança, saíram à procura da menina e acharam um batom dela em frente à casa do suspeito. “Na residência do homem, os pais encontraram o investigado e a vítima sem roupa, e a criança sonolenta. Além dos abusos cometidos, o suspeito agrediu a irmã mais velha, de 14 anos, e ameaçou os pais das meninas, fugindo do local”, informou Degani.
“De acordo com as testemunhas, na residência do suspeito havia diversas calcinhas de crianças e brinquedos, razão pela qual a PCMG representou pelo mandado de busca e apreensão”, complementou.
A prisão em flagrante pelo crime sexual contra a menina de 10 anos e por agressão à adolescente deverá ser convertida em preventiva nos próximos dias, e a investigação prossegue pela Delegacia Especializada.

Geraldo Naves