Operação THC mira tráfico de drogas “gourmet” no Triângulo Mineiro

Três mulheres, todas de 36 anos, e um homem, de 46, foram presos durante a operação THC, desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa quinta-feira (31/7), nos municípios de Uberlândia e Cascalho Rico, no Triângulo Mineiro. Um adolescente, de 17 anos, também foi apreendido.
No curso dos trabalhos, os policiais recolheram ainda drogas, armas e munições, além de localizar uma plantação com cerca de 4 mil pés de maconha.
Conforme apurado, os presos integravam uma organização criminosa envolvida no cultivo, no beneficiamento e na venda de maconha considerada “gourmet”, droga com valor comercial mais elevado.
Ações simultâneas
Em Uberlândia, os policiais prenderam duas mulheres e com elas apreenderam três armas de fogo e 576 munições.
Já em Cascalho Rico, a PCMG localizou uma lavoura de maconha, com cerca de 4 mil pés da planta, além de uma estrutura para o cultivo da droga, com irrigação especial, iluminação artificial e material para o beneficiamento. Cerca de 15 quilos de flor de maconha in natura foram apreendidos.
Um casal e o filho deles seriam os responsáveis pelo local. Aos policiais eles informaram que a lavoura era cultivada em uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados e que exigia cuidados especiais para o beneficiamento da planta, em razão da maior concentração do THC que havia nela.
Os quatro presos maiores de idade irão responder pelos crimes de tráfico, porte de armas e organização criminosa. Já o adolescente foi apresentado ao Juizado Especial da Infância e da Juventude de Araguari.
THC
O nome da operação faz referência à sigla do tetrahidrocanabinol, que é a principal substância psicoativa encontrada na maconha e apontada como a responsável pela sensação do usuário ao fazer uso da droga.