PCGO prende homem que matou gato de ex e ateou fogo na casa dela em Águas Lindas de Goiás

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Águas Lindas de Goiás – 17ª DRP, prendeu, nesta terça-feira (5), um homem, de 30 anos, apontado como autor de uma sequência de crimes cometidos contra sua ex-companheira, com quem manteve relacionamento por mais de uma década.
O investigado foi preso após intensas diligências investigativas e sucessivas tratativas com sua defesa, que resultaram em sua apresentação voluntária à autoridade policial. A prisão é decorrente de fatos ocorridos nos dias 26 e 27 de julho, envolvendo maus-tratos com resultado morte de animal doméstico (gato), violência psicológica contra mulher, dano qualificado e incêndio em casa habitada.
Conforme apurado, o investigado, inconformado com o término da relação e após uma discussão relacionada à filha do casal, matou a golpes o animal de estimação da vítima. Em seguida, quebrou diversos objetos da residência, comportamento presenciado pela filha, e retornou horas depois ao local para atear fogo no imóvel, em um ato premeditado de retaliação e intimidação.
O incêndio causou destruição total da moradia e colocou em risco a integridade física dos moradores e de vizinhos. A vítima relatou ainda que, além da agressividade física e patrimonial, sofreu ameaças e intensa violência emocional, configurando grave quadro de violência psicológica.
O investigado responderá pelos crimes de incêndio em casa habitada (art. 250, §1º, II, “a”, do CP); dano qualificado (art. 163, parágrafo único, II e IV, do CP); maus-tratos com resultado morte de animal doméstico (art. 32, §1º-A da Lei 9.605/98) e violência psicológica contra a mulher (art. 147-B do CP, incluído pela Lei 14.188/21).
A PCGO reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência doméstica, à crueldade contra animais e à preservação da dignidade da mulher, atuando com rigor e celeridade para responsabilizar os autores desses crimes.