Foragido do Brasil, pastor mineiro é preso em Portugal por abuso de menores

O homem tinha um mandado de detenção internacional emitido pela Interpol e vivia em uma localidade no Norte de Portugal há 2 anos.
Um pastor mineiro, de 46 anos, condenado a uma pena de prisão de 18 anos por abuso de menores foi preso pela Polícia Judiciária de Portugal. O homem foi detido em uma localidade perto de Penafiel, no norte do país na sexta-feira (18), segundo a Polícia Judiciária.
Foragido da Justiça brasileira, ele estava em Portugal desde meados de 2022 e estava integrado a comunidade local, onde era líder de uma congregação religiosa. O homem tinha um mandado de detenção internacional, emitido pela Interpol.
Identidade do pastor não foi revelada
Mineiro, ele não teve a identidade revelada, conforme as leis do país, segundo o jornal português Público. Depois da prisão, ele vai ao Tribunal da Relação do Porto para aplicação da medida de extradição para o Brasil. A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o Itamaraty e aguarda retorno.
Acordo entre Brasil e Portugal ajuda na extradição
Os governos brasileiro e português possuem um acordo de extradição mútua desde a década de 1990. Segundo o texto do acordo, as extradições são aplicadas em situações de “procedimento criminal ou para cumprimento de pena privativa da liberdade por infracção cujo julgamento seja da competência dos tribunais da Parte requerente”.