Implante injeta remédio automaticamente quando detecta overdose de drogas

Implante injeta remédio automaticamente quando detecta overdose de drogas
Compartilhe

Pesquisadores desenvolveram um implante capaz de injetar o remédio naloxona de forma automática quando detecta uma overdose. O uso de naloxona é a maneira mais eficaz de prevenir a morte durante uma overdose de opioides, já medicamento se liga aos receptores de opioides e pode restaurar a respiração do paciente em minutos.

No entanto, muitas pessoas não têm acesso a ele a tempo, especialmente quando estão sozinhas, no momento da overdose. Em testes realizados com animais, o dispositivo conseguiu reverter a overdose em 96% dos casos.

Uma das principais vantagens do implante, em comparação com sensores vestíveis, é que ele não depende da ação do usuário, tornando-o mais eficaz para populações de alto risco.

A novidade pode conter até 10 miligramas de naloxona em seu reservatório e usa sensores para monitorar sinais vitais, como frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial e saturação de oxigênio.

A equipe de pesquisadores programou um algoritmo que analisa esses sinais e determina o momento exato para liberar o medicamento em caso de overdose.

A equipe pretende iniciar testes em humanos dentro de três a cinco anos e está trabalhando para reduzir ainda mais o tamanho do dispositivo e melhorar a duração da bateria, que atualmente funciona por até duas semanas.

“O aspecto mais desafiador do desenvolvimento de uma solução de engenharia para evitar a mortalidade por overdose é abordar simultaneamente a adesão do paciente e a disposição de adotar novas tecnologias, combatendo o estigma, minimizando as detecções de falsos positivos e garantindo a entrega rápida de antídotos”, afirmou Hen-Wei Huang, professor assistente na Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, em comunicado.


Fonte: Revista Galileu

Geraldo Naves