Operação escudo lilás

Operação escudo lilás
Compartilhe

A 4ª Delegacia de Polícia cumpriu mandado de prisão preventiva contra autor de violência doméstica no Núcleo Bandeirante. Nesta segunda-feira, 8/12, foi deflagrada a Operação Escudo Lilás, que culminou na captura de um homem de 19 anos foragido da Justiça desde novembro.

A ação foi executada pela Seção de Atendimento à Mulher (SAM), com apoio da Seção de Repressão aos Delitos (SRD) e da Seção de Investigações sobre Crimes Violentos (SICVIO), para cumprimento do Mandado de Prisão Preventiva expedido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Guará.

Após trabalho de inteligência policial, os agentes localizaram o procurado em seu local de trabalho, um restaurante situado no Setor de Indústrias Bernardo Sayão, Núcleo Bandeirante. No momento da abordagem, o indivíduo apresentou intenso descontrole emocional e reagiu com extrema violência, desferindo chutes, socos, mordidas e arranhões contra a equipe policial.

Dois agentes da 4ª DP sofreram lesões nos braços, mãos e antebraços durante a contenção, sendo encaminhados ao Instituto de Medicina Legal. O custodiado, que já figurava como investigado em outro inquérito por ameaça e perseguição instaurado em julho deste ano, foi autuado em flagrante pelos crimes de lesão corporal qualificada (Art. 129, §12º, I, “a”, do CP — duas vezes) e resistência (Art. 329 do CP), além de permanecer à disposição da Justiça pelo mandado original.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado à Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP). A denominação “Escudo Lilás” faz referência à missão institucional de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica — simbolizada pela cor lilás — reafirmando o compromisso da Polícia Civil do Distrito Federal no enfrentamento a esse grave problema social.

Geraldo Naves