PCDF deflagra Operação Feira Livre de combate ao tráfico de drogas

PCDF deflagra Operação Feira Livre de combate ao tráfico de drogas
Compartilhe

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 15ª Delegacia de Polícia, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2026, deflagrou a Operação Feira Livre, com o objetivo de desarticular a atuação de traficantes que utilizavam uma banca de ambulante, instalada irregularmente em calçada pública no Setor M (CNM 2), em Ceilândia/DF, como ponto fixo para a comercialização de entorpecentes.

A investigação teve início após a 15ª DP receber informações reiteradas de usuários e comerciantes de que o referido ponto, embora se apresentasse como comércio informal de roupas, vinha sendo utilizado como base para o tráfico de drogas. A partir disso, policiais civis passaram a realizar monitoramento velado, campanas e abordagens técnicas, confirmando a dinâmica criminosa e identificando os envolvidos.

Primeira ação – 21/01/2026 (apreensão de adolescente)

Na quarta-feira (21), durante diligências no local, os investigadores observaram movimentação típica de mercancia ilícita. Após a abordagem de usuários que confirmaram ter adquirido drogas na banca, a equipe retornou ao ponto e apreendeu um adolescente de 16 anos, que atuava na venda de entorpecentes.

Com ele foram apreendidas porções de crack, além de dinheiro em espécie e um telefone celular. O menor foi encaminhado à DCA 2, onde foi lavrado Procedimento de Apuração de Ato Infracional (PAAI) por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, sendo posteriormente entregue ao responsável legal, permanecendo à disposição da Vara da Infância e Juventude.

Segunda ação – 22/01/2026 (prisão em flagrante)

Já nessa quinta-feira (22), em continuidade às diligências, os policiais retornaram ao local e flagraram a prática criminosa. Na ocasião, foi presa uma mulher, de 33 anos, surpreendida na banca em posse de duas porções de cocaína e duas porções de maconha para fins de difusão ilícita (venda).

Também foi preso um homem, de 38 anos, responsável pela banca, por consentir que seu estabelecimento comercial fosse utilizado como local para a prática do tráfico de drogas, mesmo após registros anteriores de ocorrências na mesma localidade, inclusive com a prisão pretérita de um funcionário por estar comercializando entorpecentes naquele exato ponto.

Durante a ação, foram apreendidos, ainda, dinheiro em espécie, um aparelho celular e uma máquina de cartão, utilizados para dar suporte à atividade ilícita.

Além disso, todas as mercadorias expostas na banca foram apreendidas, tendo em vista a atividade ilícita exercida no local.

Os dois foram encaminhados à 15ª DP, onde foram autuados por tráfico de drogas, crime cuja pena varia de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa, sendo recolhidos à carceragem da DCCP, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.

A operação recebeu o nome de Feira Livre em referência ao objetivo da Polícia Civil de manter o comércio livre da influência do tráfico de drogas e devolver à comunidade um espaço público seguro.

Assessoria de Comunicação/DGPC

Geraldo Naves