PCMG apreende armas e drogas durante operação em Conselheiro Pena

PCMG apreende armas e drogas durante operação em Conselheiro Pena
Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira (7/5), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Combo Break, conjunta com a Polícia Militar (PMMG), no município de Conselheiro Pena, região do Vale do Rio Doce, para cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão. A ação resultou na prisão em flagrante de cinco homens e na apreensão de armas de fogo, drogas e munições.

A operação teve como base apurações sobre duas tentativas de homicídio relacionadas com disputas entre facções rivais envolvidas no tráfico de drogas na cidade. Os levantamentos da PCMG indicam que os grupos utilizavam a violência para impor controle territorial, cobrar dívidas ilícitas e ampliar sua influência por meio de outros crimes.

Entre os materiais apreendidos, estão quatro armas de fogo – uma pistola, um revólver, uma espingarda e uma garrucha -, além de 125 munições de diversos calibres, tabletes de maconha e papelotes de cocaína.

O delegado responsável pelo inquérito, Diego Menezes Quintino, destacou a relevância da operação. “A ação é resultado de um trabalho investigativo estratégico, que visa enfraquecer a atuação de grupos criminosos organizados. A retirada de armas e drogas das ruas representa um avanço significativo no combate à criminalidade e na promoção de um ambiente mais seguro para os cidadãos de Conselheiro Pena e região”, afirmou.

Os trabalhos contaram com o apoio de equipes da Polícia Civil em Governador Valadares, Galiléia e Resplendor, além do suporte operacional da PMMG, totalizando 50 policiais civis e militares empenhados.

Combo Break

O nome da operação faz referência a um termo comum em combates de luta esportiva que descreve a interrupção de uma sequência de ataques, como a que a ação policial buscou para romper a escalada de violência e desarticular o domínio de grupos criminosos na região.

Geraldo Naves