PMDF prende responsáveis por crime ambiental em área de preservação permanente em Planaltina

Na manhã do dia 08/08/2025, por volta das 09h30, o Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) da Polícia Militar do Distrito Federal atendeu a uma denúncia recebida via COMPOM sobre atividade ilegal em área de preservação ambiental em Planaltina-DF.
Ao chegar ao local, os policiais identificaram um operador de máquina realizando limpeza, desmatamento e pequenas perfurações em um terreno com vegetação típica de preservação permanente — prática proibida por lei. O proprietário da área e o operador da máquina foram imediatamente conduzidos à 16ª Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
Essa conduta configura crime ambiental previsto no artigo 38 da Lei nº 9.605/1998, que prevê pena de detenção de 1 a 3 anos, multa ou ambas cumulativamente para quem destrói ou danifica floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação.
Essa ação mostra o compromisso da PMDF em proteger o meio ambiente e combater crimes que ameaçam a vegetação e o equilíbrio natural do Distrito Federal. A Polícia Militar segue atenta e pronta para agir sempre que necessário para preservar nossas áreas verdes.
Centro de Comunicação Social da PMDF