Polícia Civil GO, prende grupo criminoso por aplicar golpes em mais de 50 vítimas, sobretudo pessoas idosas

Polícia Civil GO, prende grupo criminoso por aplicar golpes em mais de 50 vítimas, sobretudo pessoas idosas
Compartilhe

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Trindade – 16ª DRP, na manhã desta sexta-feira (18), deflagrou operação policial para dar cumprimento a quatro mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão. Na operação, além das prisões dos investigados, foram apreendidos três aparelhos celulares e 17 chips de operadoras telefônicas.

Os investigados entravam em contato com as vítimas, passando-se por um familiar — geralmente um sobrinho —, alegando terem sido detidos pela polícia em posse de uma arma de fogo. Os criminosos então começavam pedindo valores entre R$ 700 e R$ 1 mil para que os “policiais” (na realidade não havia nem policial, nem detido e nem prisão), liberassem o suposto sobrinho. Os idosos, acreditando na falsa história, depositavam os valores, via PIX, para ajudarem o hipotético parente a ser liberado.

Percebendo que eles estavam dispostos a colaborar com a liberdade do sobrinho, os investigados começavam a pedir mais dinheiro, de forma insistente, até conseguirem valores vultosos. Os alvos preferenciais do grupo eram idosos. Após as investigações, verificou-se que o grupo fez 43 vítimas em Goiás e 10 vítimas em outros Estados. Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Esta ação demonstra o compromisso da Polícia Civil de Goiás com a proteção e segurança de toda população goiana, em especial os idosos, trabalhando sempre para assegurar o cumprimento das leis.

Geraldo Naves